Antracnose do Abacateiro (Colletotrichum gloeosporioides)

Fonte: TORRES FILHO.

Hospedeiro
Abacateiro (Persea americana)

Agente causal
Colletotrichum gloeosporioides

Sintomatologia
A doença afeta principalmente frutos, ocasionando inicialmente pequenas pontuações de coloração marrom a preta, com formato circular. A partir da evolução da doença as lesões atingem parte do fruto e podem necrosa-lo completamente. Quando atinge a parte interna o fungo causa escurecimento da polpa de coloração marrom ou bege (KIMATI, et al).

O patógeno também infecta folhas, flores e ramos, porém sem ocasionar danos à cultura. Sintomas em folhas são caracterizados por manchas necróticas de coloração escura, com bordos definidos e formato irregular (KIMATI, et al).

Etiologia
O patógeno Colletotrichum gloeosporioides corresponde, na forma teleomórfica, a Glomerella cingulata. Para que ocorra sua germinação e infecção o fungo necessita de água livre e temperatura na faixa de 22-27 °C. Os sintomas só aparecem em frutos amadurecidos, em frutos verdes o fungo permanece como latente (KIMATI, et al).

Controle
Para um controle eficiente algumas técnicas devem ser adotadas, como: podas de limpeza; queima de material doente, no mínimo, anualmente; cuidados com os frutos durante as operações de colheita e pós-colheita e controle de insetos (KIMATI, et al). 

Referências
KIMATI, H. et al. Manual de fitopatologia: Volume 2: doenças das plantas cultivadas. Agronômia Ceres, 1997.

2 comentários: