Gomose do abacaxi (Fusarium subglutinans)

Fonte: MACIEL.

Hospedeiro
Abacaxi (Ananas comosus)

Agente causal
Fusarium subglutinans

Sintomatologia
A gomose do abacaxi ou fusariose, é causada pelo fungo Fusarium subglutinans f. sp. Ananás, sendo considerada a doença mais importante do abacaxizeiro no Brasil. Os sintomas são: lesões nos frutos, mudas, parte basal das folhas, talos e raízes com exsudação de substância gomosa a partir dos tecidos infectados (NORONHA et al, 2010). Desta forma, o patógeno pode infectar toda planta. A exsudação de goma aparece na superfície de frutos ainda verdes (KIMATI, 1997).

Etiologia
A doença é causada pelo fungo Fusarium subglutinans, O seu teleomorfo corresponde ao ascomiceto Gibberella fujikuroi. Em condições de laboratório, o crescimento micelial e a esporulação ocorre entre 10 e 1300 C. Considerando que abaixo de 90% de umidade relativa do ar a germinação dos conídios é reduzida, enquanto que em campo, tem-se constatado uma alta correlação entre a incidência de chuva durante o florescimento e a severidade da doença (KIMATI, 1997).

Controle
A doença é considerada de difícil controle, destacando-se o uso de variedades resistentes como a alternativa mais eficiente e econômica (NORONHA et al, 2010).

Referencias
KIMATI, H. AMORIM, L. BERGAMIN FILHO, A; CAMARGO, L. E. A.; REZENDE, J. A. M. Manual de Fitopatologia: Doenças das Plantas Cultivadas. v.2. São Paulo: Agronômica Ceres. 1997.

NORONHA, A. C. da S. et al. Monitoramento da fusariose do abacaxizeiro em sistema de produção integrada em Floresta do Araguaia, Pará. Embrapa. 2010. Disponível em: <https://www.embrapa.br/web/mobile/publicacoes/-/publicacao/880400/monitoramento-da-fusariose-do-abacaxizeiro-em-sistema-de-producao-integrada-em-floresta-do-araguaia-para> Acesso em: 15/12/2017.

Nenhum comentário