Meleira do mamoeiro (Papaya meleira vírus - PMeV)
Fonte: TORRES FILHO.
|
Hospedeiro
Mamoeiro (Carica papaya)
Agente causal
Papaya meleira vírus (PMeV)
Sintomatologia
O principal sintoma da meleira caracteriza-se por exsudação excessiva de látex de consistência mais fluido que o normal, conferindo aos frutos um aspecto enegrecido devido à oxidação do látex. Além disso, a consistência e o sabor dos frutos se alteram, tornando-os impróprios para a comercialização. Pode-se observar também manchas claras na casca e na polpa dos frutos (TAVARES et al, 2004).
Etiologia
Partículas isométricas similares às de origem viral, com 50 nm de dímetro, distribuídas em massas amorfas ou formando agregados de tamanho variado (LIMA et al, 2001).
Controle
Deve-se adotar um sistema integrado de controle, usando as seguintes medidas: utilização de mudas certificadas na instalação de novos pomares; inspeções semanais aos pomares, eliminando as plantas com sintomas de vírus e desinfestação das ferramentas agrícolas (LIMA et al, 2001).
Referencias
TAVARES, E. T. et al. Dois Novos Sistemas de Diagnose Precoce da Meleira do Mamoeiro. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/fb/v29n5/21871.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2017.
LIMA, R. C. A. et al. Etiologia e estratégias de controle de viroses do mamoeiro no brasil. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/fb/v26n4/8175.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2017.
Nenhum comentário