Oídio do Cajueiro (Oidium anacardii Noack)
Fonte: MACIEL
|
Cajueiro (Anacardium occidentale L.)
Agente causal
Oidium anacardii Noack
Sintomatologia
O oídio é causado pelo fungo Oidium anacardii Noack, sendo também denominado cinza do cajueiro, é uma doença de grande importância, pois quando ocorre sobre a inflorescência, impedi a formação dos frutos (KIMATI et al, 1997).
Os sintomas iniciais se caracterizam por um crescimento branco-acinzentado, na superfície das folhas e inflorescência, constituído por micélio, conidióforos e conídios do patógeno. O avanço da doença pode ocasionar queda prematura de folhas e flores (KIMATI et al, 1997).
Etiologia
O fungo Oidium anacardii, produz conídios hialinos que são produzidos em conidióforos curtos, em cadeias eretas. Apresenta como fase perfeita ou teleomórfica Erysiphe polygoni. Nesta fase, o fungo forma cleistotécios escuros, dotados de apêndices, sobre o micélio superficial, contendo vários ascos e, dentro destes, ascósporos hialinos e unicelulares.
Controle
Deve-se adotar medidas que contribuam para evitar a doença, como a utilização de variedades resistentes, rotação de culturas e um controle efetivo do ambiente.
Referencias
KIMATI, H. AMORIM, L. BERGAMIN FILHO, A; CAMARGO, L. E. A.; REZENDE, J. A. M. Manual de Fitopatologia: Doenças das Plantas Cultivadas. v.2. São Paulo: Agronômica Ceres. 1997.
Nenhum comentário