Antracnose do mamoeiro (Colletotrichum gloeosporioides)

Fonte: TORRES FILHO.



Hospedeiro
Mamoeiro (Carica papaya)

Agente causal
Colletotrichum gloeosporioides

Sintomatologia
A doença pode acometer os frutos em qualquer estádio de desenvolvimento, porém, ocorre com maior frequência nos maduros. Os frutos jovens quando atacados param de se desenvolver, mumificam e caem. Os sintomas apresentados são pequenos pontos pretos na casca do fruto os quais aumentam de tamanho formando manchas deprimidas que podem medir até 5 cm de diâmetro. Ao redor das manchas é formado um halo de tecido aquoso com coloração diferente na parte central. Com o aumento das manchas estas podem coalescer e aprofundar na polpa, ocasionando a podridão mole (OLIVEIRA, et al, 2011).

Etiologia
A fase telemorfa do patógeno corresponde ao Glomerella cingulata. O fungo penetra na planta através de ferimentos causados por insetos e por lesões durante o manuseio. A temperatura ideal para a infecção é em torno de 22° C a 25° C (JUNQUEIRA et al, 2001).

O patógeno caracteriza-se pela formação de acérvulos com setas, com conídios hialinos e unicelulares, que são protegidos por uma massa mucilaginosa de coloração laranja. Que é de grande importância tanto para inibir a germinação dos conídios quanto na adesão do patógeno sobre o hospedeiro (KIMATI, 1997).

Controle
Um bom controle seria a utilização dos extratos etanólicos de sementes de pitomba (Talisia esculenta) e de folhas de tanchagem (Plantago major), pois estes apresentam um potencial fungicida contra o fungo causador de antracnose em frutos de mamoeiro (SIQUEIRA JUNIOR et al, 2011).
Também é essencial adotar as seguintes práticas de manejo: eliminar as fontes de inóculo, no caso de frutos devem ser retirados da planta e enterrados e a colheita dever ser feita com os frutos ainda em estado verdoengo (OLIVEIRA, et al, 2011).

Referências
JUNQUEIRA, N. T. V. et al. Doenças da goiabeira no Cerrado. Embrapa: 2001.

KIMATI, H. AMORIM, L. BERGAMIN FILHO, A; CAMARGO, L. E. A.; REZENDE, J. A. M. Manual de Fitopatologia: Doenças das Plantas Cultivadas. v.2. São Paulo: Agronômica Ceres. 1997.

OLIVEIRA, et al. Manejo de Doenças do mamoeiro. Embrapa. 2011.

SIQUEIRA JUNIOR, C. L. et al. CONTROLE DA ANTRACNOSE EM MAMÃO POR EXTRATOS VEGETAIS. Ciencias Biológicas e da Saúde, v. 1, n. 1, 2011.











Nenhum comentário