Bolor verde na laranja (Penicillium digitatum)

Fonte: TORRES FILHO.


Hospedeiro
Laranja (Citrus sinensis)

Agente causal
Penicillium digitatum

Sintomatologia
O bolor verde causado pelo fungo Penicillium digitatum é a principal doença de frutos cítricos pós-colheita (BENATO et al, 2016). Este fungo gera enzimas que degradam os tecidos dos frutos, causando uma podridão mole, com a presença de mofo e uma coloração verde, o que ocasiona deterioração dos frutos e assim, causando perdas na produção (PIATI et al, 2013)

Etiologia
O tamanho dos conídios varia de 4 a 7 µm x 6 a 8 µm, apresentado formato cilíndrico a ovalado. Os esporos são denominados catenulados devido a sua produção em cadeia, variando um pouco de tamanho mesmo sendo do mesmo cordão de esporos (TOFFANO, 2005).

Controle
Deve-se ter cuidado ao manusear os frutos a fim de evitar ferimentos de qualquer natureza, assim como a adoção de práticas sanitárias vizando a eliminação de frutos infectados e outras fontes de inóculo (TOFFANO, 2005).

Referencia
BENATO, E. A. et al. Controle de Penicillium digitatum em laranja pós-colheita com uso de óleos essenciais e outros métodos: Embrapa Meio Ambiente, 2016. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1073118/controle-de-penicillium-digitatum-em-laranja-pos-colheita-com-uso-de-oleos-essenciais-e-outros-metodos> Acesso em: 15 dez. 2017.

PIATI, A. et al. Efeito do óleo essencial de eucalipto sobre Penicillium digitatum. Rev. Acad., Ciênc. Agrár. Ambient., Curitiba, v. 11, 2013. <https://goo.gl/jJKHuD> Acesso em: 15 dez. 2017.

TOFFANO, L. Doenças pós-colheita em citros: potencial do Lentinula edodes, Agaricus blazei, ácido jasmônico, albedo (Citrus sinensis var. Valência) e flavedo (Citrus aurantifoia var. Tahiti) no controle e na indução de resistência. Piracicaba, 2005.

Nenhum comentário