Mancha-púrpura da cebolinha (Alternaria porri)


Fonte: TORRES FILHO.

Hospedeiro
Cebolinha (Allium schoenoprasum)

Agente causal
Alternaria porri


Sintomatologia
Os sintomas da doença são caracterizados por pequenas lesões aquosas de formato irregular. Com a evolução da doença, estas lesões ficam esbranquiçadas e assumem um formato mais arredondado com coloração púrpura. Em condições de alta umidade as lesões podem apresentar anéis concêntricos característicos, de coloração marrom a cinza escuro, correspondente as frutificações do fungo (REIS; HENZ, 2009).


Fonte: TORRES FILHO.
Etiologia
O fungo produz corpos de frutificação denominados de conidióforos, onde são produzidos os esporos (conídios) de cor marrom-escura, sendo produzidos em condições de alta umidade e a sua liberação e dispersão pelo vento ocorre em baixa umidade (LOURENÇO et al).

Controle
A utilização de variedades resistentes é a medida mais eficaz no controle da doença. Em campos com histórico de incidência recomenda-se retirar os restos culturais do campo e queimá-los, ou fazer aração profunda para enterrá-los. Devendo-se evitar também a irrigação por aspersão (GAVA; TAVARES, 2007).

Referencias
LOURENÇO JÚNIOR, V.; et al. MANCHA PURPURA DOENÇA COMUM E IMPORTANTE NO CULTIVO DA CEBOLA. Campo & Negócios, 2016. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/150957/1/digitalizar0115.pdf> Acesso em: 17 dez. 2017.

REIS, A; HENZ, G. P. Mancha-Púrpura do Alho e da Cebola: Doença Difícil de Controlar. Boletim técnico. 2009. Disponível em: < https://www.embrapa.br/web/mobile/publicacoes/-/publicacao/783048/mancha-purpura-do-alho-e-da-cebola-doenca-dificil-de-controlar> Acesso em: 17 dez. 2017.
GAVA, C. A. T.; TAVARES, S. C. C. DE H. Cultivo da cebola no Nordeste. 2007. Disponível em: <http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/sistema_producao/spcebola/doencas.htm>. Acesso em: 18 dez. 2017.

Nenhum comentário