Mancha de alga na manga (Cephaleuros virescens)

Fonte: TORRES FILHO.

Hospedeiro
Mangifera indica

Agente causal
Cephaleuros virescens


Sintomatologia
No primeiro momento a doença interfere na fotossíntese levando a um comprometimento da planta. Manchas necróticas, discoides avermelhadas, com aspecto felpudo, medindo de 5-10 mm de diâmetro, aparecem em ambas às faces da folha. Ocorre formação de tecido cortíceo protetor. Em estágio avançado de infecção, as manchas assumem coloração verde-acinzentada, devido à mudança do ciclo de vida da alga. Nos ramos também ocorrem manchas. Além de crescerem atrofiado, apresentarem desfolhação e secarem gradualmente. Os frutos afetados apresentam manchas e craqueamento (em frutos imaturos).

Fonte: TORRES FILHO.


Etiologia
Alga epífita, presente principalmente em locais de clima tropical. Aloja-se na face adaxial da folha do hospedeiro. Ela se estende entre cutícula e epiderme e penetra nestas células, matando-as. Folhas caídas e ramos afetados podem abrigar esta alga. A disseminação é feita através da água da chuva e vento. A alga causa mudanças na fisiologia da planta reduzindo nutrientes e a reserva de água, bem como aumentando a transpiração.

Controle
Realizar plantio respeitando a distância entre culturas com o objetivo de proporcionar um maior arejamento entre as plantas, proporcionar uma irrigação adequada, podas regulares, remoção de ervas daninhas e melhoramento da fertilidade do solo.

Referências
MONTEIRO, Bruna Gonçalves. Herbário de doenças fúngicas. Universidade Estadual do Tocantins. Palmas - TO, 2014.
Mancha de alga – Agrolink. Disponível em: <http://www.agrolink.com.br/agricultura/problemas/busca/mancha-de-alga_1618.html>. Acesso em: 13 mar. 2018.

Nenhum comentário